terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ADORAÇÃO É HOLOCAUSTO AO SENHOR (TOTALIDADE)

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês." Romanos 12:1

Aos cem anos, Abraão tornou-se pai, um tremendo milagre! Mal tivera tempo para "curtir" seu filho, e logo recebera uma ordem estranha: "Oferece-o em holocausto..." (Gênesis 22:2)

Abraão não questionou a ordem, antes, pelo contrário, obedeceu. Ele sabia do que se tratava: "...havendo adorado tornaremos para junto de vós." (Gênesis 22:5)

No velho testamento, o holocausto se distinguia como o único sacrifício no qual um animal era totalmente queimado no altar. Tudo era consagrado ao Senhor: "Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo? Esta é a lei do holocausto, o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar." (Levítico 6:9)

Outra característica do holocausto é que era uma oferta voluntária: "se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá ele um macho sem defeito; isto é, à porta da tenda da revelação o oferecerá, para que ache favor perante o Senhor." (Levítico 1:3)

Era exatamente o que o Senhor queria de Abraão. A consagração de Isaque de forma total e voluntária, foi uma prova difícil... contudo, lá foi Abraão com o seu Isaque a quem amava para oferecê-lo sobre o altar do Senhor.
Depois de tudo pronto, no momento em que ia imolar seu filho, Abraão ouviu o anjo do Senhor bradando dos céus, ordenando que não ferisse a Isaque. (Gênesis 22:10-12)
Abraão havia passado no teste. Aleluia!
A experiência de Abraão nos ensina que para Deus ser glorificado, tem que haver holocausto e para isso tem que haver sacrifício e, portanto, tem que haver morte!
Não há adoração sem holocausto, não há holocausto sem sacrifício, logo, não há sacrifício sem morte.

Adoração>Holocausto>Sacrifício>Morte

Embora seja em parte uma experiência dolorosa, existe uma compensação extremamente gloriosa.
Abraão jamais imaginaria que seu ato de adoração resultaria em benefício a favor de Israel: "...a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos." (Gênesis 22:17)

Ao longo dos séculos, o povo judeu tem sido preservado pelo Senhor. Além disso, o maior benefício repousou sobre a humanidade, mais precisamente, sobre as famílias da Terra. Jesus é a semente de Abraão que abençoa todos os homens. "E em tua semente serão benditas todas as nações da Terra..." (Gênesis 22:18) - "Para que aos gentios viesse a bênção de Abraão a Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé, a promessa do Espírito." (Galátas 3:14)

O apóstolo Paulo ensina, enfatizando o holocausto como um estilo de vida cristão. Este é o modelo de adorador que devemos ser. (Romanos 12:1)

Adoração é uma linguagem de amor

Davi sempre expressou a Deus o seu amor. "Eu te amo, ó Senhor, minha força." (Salmos 18:1)

A relação que Davi tinha com o Senhor, era baseada num profundo amor. Não é por menos que ele teve o privilégio de ser chamado o homem segundo o coração de Deus. "E tendo deposto a ele, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também dando testemunho disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade." (Atos 13:22)

Davi jamais seria o adorador que foi, se não tivesse um coração carregado do amor de Deus. Todo adorador é um depositário do amor divino. Quem adora a Deus o faz porque O ama. Deus é a razão da vida do adorador.
Davi tornou-se conhecido como um homem que, também, amava as pessoas. A Bíblia registra sua experiência nesse sentido com relação a Jônatas. (1º Samuel 18:1)
Davi era amado por todo Israel e Judá. (1º Samuel 18:16)

Conclusão

Vida de adoração implica numa relação de profundo amor ao Senhor e ao próximo. (1º João 4:20)
Todo adorador é um canal do amor divino. Sobre o adorador repousa uma unção de amor e onde ele está o ambiente é contagiado.
Assim é no lar, no ambiente de trabalho, no grupo familiar, na congregação e em todo lugar: "Graças porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento." (1º Coríntios 2:14)

Esta é a razão pela qual Deus procura verdadeiros adoradores (proskineo), no grego-pessoas que se prostam.
Deus procura homens por meio dos quais o Seu amor e a Sua glória fluirão abençoando, curando e enchendo a Terra.

Sejamos a resposta para essa procura de Deus!


Este estudo, Adoração ou Tradição, é de autoria do pr. Adhemar de Campos, músico, compositor e pastor auxiliar na Comunidade da Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário