quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DEUS ANUNCIA O DILÚVIO A NOÉ

Muitos anos se passaram depois do acontecido com os dois irmãos. E aconteceu que a maldade continuou a se espalhar, e vários homens e mulheres escolheram desobedecer a Deus. As pessoas viviam longe de Deus, faziam o que queriam, e em seus corações morava a maldade.
Deus tentou, de diversas maneiras, falar com o povo, mas ninguém O escutava. A Terra estava corrompida, cheia de maldade.
Havia apenas um homem que temia a Deus. Este homem chamava-se Noé.
Certo dia, Deus disse a Noé o que ele deveria fazer: “Não posso salvar o mundo porque nele há muita maldade e corrupção. Vou enviar um grande  dilúvio em que todos serão destruídos. Você vai fazer uma arca gigantesca e será salvo junto com a sua família.”
Noé obedeceu a Deus e fez tudo de acordo com as instruções do Senhor.
A arca seria grande o suficiente para abrigar Noé, sua esposa, seus três filhos e suas noras. Noé também faria divisões dentro da arca para colocar dois animais de cada espécie criada por Deus.
Noé fez tudo conforme Deus havia pedido. Ele e sua família logo colocaram mãos à obra. Foram fazendo tudo segundo as instruções de Deus. Noé pegou madeira boa, fez compartimentos, jaulas e gaiolas para colocar os animais.
As pessoas que passavam e viam a construção riam, zombavam e faziam piadas sobre a arca, sobre Noé e sua família.
Noé pedia às pessoas que obedecessem a Deus, que parassem de fazer coisas más. Mas elas não davam ouvidos, continuavam no tipo de vida errada. Noé levou quase cem anos para terminar a construção da arca.
Quando ela estava pronta, começou a reunir os animais? Um macho e uma fêmea de cada espécie. Deus queria salvar estes animais do dilúvio e por isso pediu a Noé e sua família que fossem colocando todos eles dentro da arca.
Noé colocou comida suficiente dentro da arca, pois teriam de se alimentar por muitos dias.
Deus, então, disse: “Vamos, Noé, está na hora de todos vocês entrarem na arca.”  E, depois de sete dias, a chuva começou a cair fortemente. Chovia dia e noite sem parar.
As águas começaram a inundar tudo sobre a face da Terra.
Muito tempo se passou e, com a enorme quantidade de água, somente a arca de Noé estava a salvo do dilúvio.
Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra. E as águas durante cento e cinquenta dias predominaram cobrindo toda a terra. Só depois é que lentamente foram baixando. Dia após dia as águas baixavam até que, de repente, a grande arca parou sobre as montanhas do Ararate.  Ainda assim, Noé, sua família e os animais não podiam desembarcar.
Eles tiveram que esperar mais seis semanas, até que finalmente Noé abriu a janela da arca e soltou um corvo, que saiu e voltou. Depois soltou uma pomba para ver se ela encontraria terra seca. A pomba voou, voou, mas depois de um tempo voltou para a arca porque não encontrara onde pousar.
Noé esperou, então, mais sete dias e resolveu soltar mais uma vez a pomba. Ela saiu em disparada voando pelos céus e foi para longe do alcance da vista.
Mais tarde ela voltou, trazendo em seu bico uma folha de oliveira. E, quando Noé soltou a pomba mais uma vez após uma semana, ela não retornou mais para a arca.
Isto era um bom sinal. Assim eles sabiam que a terra estava seca o suficiente para que pudessem desembarcar e voltar a viver normalmente.
Então, Deus disse a Noé: “Saia da arca com a sua família e todos os animais! Não há mais dilúvio!”
Todos estavam felizes por poder sair da arca. Os animais e pássaros podiam agora sair e procurar um novo lar, construir ninhos, comer relva fresquinha, enfim, viver sossegadamente e povoar a Terra.
Noé, sua família e os bichos ficaram quase nove meses morando dentro da arca.
Em terra, Noé e sua família construíram um altar para oferecer sacrifícios a Deus e mostrar sua gratidão a Ele por tê-los salvo do dilúvio.
Deus os abençoou e disse a Noé e a seus filhos Sem, Cam e Jafé “Povoem a Terra e tenham muitos filhos.”
Deus, então, fez um pacto com Noé, dizendo: “Nunca mais haverá dilúvio para destruir a Terra e os seres viventes.  Este arco-íris será o sinal do pacto entre mim e todos os que vivem sobre a Terra” e disse mais: “Quando aparecerem nuvens carregadas de chuva sobre a Terra, logo aparecerá um arco-íris que me fará lembrar do meu pacto. Por isso vocês não precisam ter medo. O belo e colorido arco-íris estará nas nuvens, e Eu o verei e me lembrarei da minha promessa.”
Como Deus é poderoso!

Salve a imagem para imprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário