Sara, mãe de Isaque, viveu até ficar bem velhinha. Viu Isaque crescer e se tornar um homem. Abraão, que também já estava bem velho, decidiu que era hora de Isaque ter uma esposa. Então, Abraão ordenou a seu servo que fosse procurar uma esposa para seu filho. Essa mulher teria de ser especial, bonita. Pediu a seu servo que não procurasse mulheres em Canaã. Ele não queria que seu filho Isaque casasse com uma mulher daquele povo.
A idéia de Abraão era conseguir uma nora em sua terra natal, uma mulher que amasse e adorasse o Deus de Abraão e Isaque. Foi com essas condições que o servo foi enviado para que encontrasse uma jovem esposa e a trouxesse a Isaque.
"E se, por acaso, a mulher não estiver disposta a fazer uma viagem tão longa, nem vir morar nesta terra estranha, que farei? Devo levar Isaque até ela?"
Abraão respondeu: "Não, de modo algum!"
Abraão sabia em seu íntimo que o plano de Deus era para que Isaque ficasse em Canaã e que dele uma grande nação surgisse.
"Bem, meu servo, se a moça não quiser vir com você, então você está livre da obrigação que eu lhe dei."
disse, decidido, Abraão ao seu servo.
O servo pegou dez camelos do seu patrão, colocou alimentos e presentes e partiu imediatamente para a cidade de Naor.
Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Deus também!
Ao chegar à terra natal de Abraão, o servo colocou os camelos para descansar fora da cidade, perto de um poço. Por ali estava algumas moças tirando água.
O fiel servo, naquele local, orou: "Ó Senhor Deus de meu patrão Abraão, ajude-me a encontrar a esposa certa."
Logo viu que muitas moças davam de beber aos viajantes num gesto de bondade.
Pensou: "Aquela entre estas moças que vier e oferecer água para eu beber e para os camelos, com certeza, é a esposa escolhida por Deus para Isaque."
Logo em seguida, uma gentil senhorita foi ao seu encontro e, sem demora, o servo perguntou a ela: "Você poderia me dar um pouco de água?"
A moça prontamente lhe deu uma jarra de água bem fresquinha.
"Será que seus camelos precisam de água, senhor?" e mergulhou a jarra no poço novamente a fim de retirar mais água. E despejou bastante no bebedouro para os camelos. Repetiu isso até que todos os camelos tivessem bebido.
O servo, todo admirado, sabia que Deus havia escolhido aquela jovem à sua frente. Encheu-se de coragem e perguntou o seu nome.
A moça alegremente respondeu: "Meu nome é Rebeca, sou a filha de Betuel, sou descendente da família de Naor."
O servo mal podia acreditar, Naor era irmão de Abraão. A moça recebeu do servo um colar e pulseiras como presente.
Mais que depressa, o servo perguntou se poderia falar com o pai de Rebeca. Ele queria a permissão para levar Rebeca até Canaã. Ela seria a esposa de Isaque.
Salve a imagem para imprimir. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário