Quadro " A sétima praga" de John Martin |
As dez pragas do Egito são as dez pragas que, segundo a tradição judaico, Deus enviou pelas mãos de Moisés sobre o Faraó do Egito e seu povo, narradas no livro do Êxodo, capítulos 7—12. As pragas foram enviadas para que Israel fosse libertado da terra do Egito e se reconhecesse a unicidade de Deus.
As pragas pareceriam dirigidas às divindades egípcias específicas, como o deus Nilo, os deuses-animais, culminando com a morte do primogénito de Faraó já que este era considerado uma divindade.
As dez pragas descritas no texto foram, em ordem cronológica:
- Águas em sangue. דָם (Dam)
- Rãs צְּפַרְדֵּעַ (Tsifardeah)
- Piolhos כִּנִּים (Kinim)
- Moscas עָרוֹב (Arov)
- Doenças nos animais דֶּבֶר (Dever)
- Sarnas que rebentava em úlceras שְׁחִין (Shkhin)
- Saraiva com fogo בָּרָד (Barad)
- Gafanhotos אַרְבֶּה (Arbeh)
- Trevas חוֹשֶך (Choshech)
- Morte dos primogénitos
Verificação histórica
Evidências arquelógicas foram consideradas, por exemplo, por Willian Foxwell Albright. Alguns historiadores, propuseram a hipótese de que as pragas se referem a catástrofes ecológicas, motivadas principalmente pela explosão do vulcão Santorini.
Hipótese da origem vulcânica
1. As águas do Nilo tingem-se de Sangue ou maré vermelho.
- A explosão do Vulcão Santorini espalhou cinzas por sobre o Egito. A lama e a fumaça que caíram sobre o rio torna quente a água do Nilo e provoca a reprodução descontrolada de algas pirrófitas que causam o fenômeno da maré vermelha colorindo as águas com cor de sangue.
2. Rãs Cobrem a Terra
- A intoxicação das águas faz com que as rãs e sapos fujam do rio, espalhando-se por toda a região.
3. Piolhos Atormentam Homens e Animais
- Com a morte de muitos animais, as carcaças podres proliferam grande quantidade de moscas, além delas existe também naquela região o maruim, piolhos.
4. Moscas Escurecem o Ar e Atacam Homens e Animais
- Outro tipo de insecto, a mosca dos estábulos, transforma-se em praga, atacando todo tipo de mamífero que encontra.
5. Uma Peste Atinge os Animais
- A peste equina africana e a peste língua-azul, doenças transmitidas pelo maruim, mataram a maioria dos mamíferos.
6. Pústulas Cobrem Homens e Animais
- O mormo, uma doença equina que também ataca o homem, é transmitida pela mosca dos estábulos provocando úlceras na pele.
7. Chuva de Granizo Destrói Plantações
- O granizo pode cair nas regiões desérticas do Mediterrâneo, embora seja um fenómeno relativamente raro. Misturado com raios, da a ilusão de ser saraiva. Também se supõe que proveio do encontro entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria que causa ventos, chuva forte, ou tempestades eléctricas, que os egipcios poderiam interpretar como chuva de fogo.
8. Nuvem de Gafanhotos Ataca Plantações
- Após a tempestade, os ventos fortes mudaram o curso dos gafanhotos etíopes.
9. Escuridão Encobre o Sol por Três Dias
- Uma tempestade de areia pode durar dias e é capaz de encobrir completamente a luz do Sol. É possível que o mesmo fenómeno que ocorreu com os raios tenha encoberto o Sol, devido às correntes de areia do deserto do Saara levantadas pelo vento.
10. Os Primogênitos de Homens e Animais Morrem
- Com a escassez de alimentos, causada pela morte dos animais e peixes e a devastação das plantações.Cereais eram guardados em celeiros, ou abaixo da terra para serem protegidos da contaminação, mas já estavam contaminados por vestígios dos gafanhotos e/ou moscas dos estábulos, e junto com o forte calor os grãos podem desenvolver um tipo de fungo altamente tóxico. Como no Egito antigo os primogénitos (tanto humanos quanto dos animais) tinham a preferência na alimentação, uma tradição no egito antigo, tanto para homens quanto para animais(recebiam a primeira porção, logo a mais contaminada por ser mais vulnerável, e uma porção extra no final) como eram muitas toxinas, era possível a morte dos primogênitos.
E assim terminou.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário